quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Reflexão Final



            Esta unidade curricular de Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação superou as minhas expetativas. Confesso que apesar de ser jovem não sou muito dada a novas tecnologias, e assim não sou muito apta para trabalhar com certos programas. Mas à medida que os desafios propostos pelos professores foram aparecendo, a curiosidade aumentou e o desejo de conhecer e aprender algo novo, superou qualquer dificuldade técnica. Criar o blog foi uma atividade que me satisfez bastante pois nunca tinha criado nenhum. Agora reconheço que não é complicação nenhuma e que é super fácil trabalhar nele e mudar o visual estético do mesmo ao nosso gosto.
            A concretização das atividades propostas, tanto por mim como pela minha colega, foram realizadas consoante o que era pedido. Contudo sentimos algumas dificuldades. A realização do Jclic foi, para mim, a mais desafiante pois é um programa do qual nem conhecimento tinha e que não sabia do que se tratava. No entanto, realizámos os jogos e apesar de poder estar melhor executado, fizémo-lo da melhor maneira possível com o que conseguimos e com o que o jogo permitia. Além do Jclic fiquei a conhecer outros programas como o Wordle e o Podcast sobre os quais não tinha conhecimento. O Photostory já tinha ouvido falar mas só com a realização da atvidade fiquei a conhecê-lo melhor e achei divertido o fato de sermos nós a realizar a estória e a produzir o vídeo em si.
            Ter conhecimento destes programas, não só me enriqueceu a nível pessoal, como também a nível profissional. As reflexões pedidas pelo professor em aula teórica permitiu-nos desenvolver as nossas opiniões e pontos de vista sobre diferentes assuntos o que é sempre uma mais valia para quem estuda para professor, desenvolver opinião e justificá-la. Todas as atividades que realizámos em aula prática podem e devem ser feitas com crianças. Permitir às crianças que participem neste tipo de atividades, só intrigará e cativará as crianças a querer saber mais ou sobre o jogo ou sobre do que se trata o jogo e o que podem fazer e explorar. Assim as crianças ficarão mais curiosas e interessadas e receptivas a trabalhar com as TIC em sala de aula.
            O mais interessante desta unidade curricular é o fato de juntar duas vertentes, a Língua Portuguesa e as TIC. Todas as atividades realizadas incluíam ambas e complementavam-se pois permite uma maneira diferente de aprendizagem. E assim aprender a Língua Portuguesa torna-se mais interessante com as TIC, e vice versa.

            Por fim, penso que foi um blog coeso e tratado com respeito sobre as atividades e o que se esperava delas e considero que foi um bom trabalho e apreciei bastante fazê-lo.


Autora: Marta Lourenço

Sem comentários:

Enviar um comentário