sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Jogo Educativo

O Jogo das Palavras  - Principais Regras da Grafia

Nos dias de hoje os jogos educativos são muito importantes para a aprendizagem das crianças, pois são muito apelativos e criativos.
 "Os jogos ajudam as crianças no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, por meio das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, reforça habilidades, estabelece relações lógicas, além de desenvolver a expressão oral e corporal.” (Miranda, 2012)

No âmbito da unidade curricular LPTIC, foi-nos proposto que procurássemos um jogo educativo, relacionado com a Língua Portuguesa para crianças. Durante a pesquisa encontramos vários jogos, no qual escolhemos o  "Jogo das Palavras". O objetivo do jogo é escolher uma das duas palavras apresentadas consoante as regras da grafia. O jogo refere as principais regras que as crianças têm maior dificuldade em escrevê-las de forma correta.


Após a escolha da palavra o jogo automaticamente, explica de forma sintética a regra implícita da escrita da Língua Portuguesa. Este jogo contém 4 níveis diferentes. A criança à medida que acerta num conjunto de palavras, passa para o nível superior e assim sucessivamente. O jogo é destinado para as crianças do 1ºCiclo do Ensino Básico, principalmente, para o 3º e 4º ano, ou seja, crianças entre os 9-10 anos.


As vantagens deste jogo são:
  • Faculta a explicação da regra da grafia implícita na palavra, independentemente, se acerte ou erre;
  •  As palavras são diversas, com diferentes regras e não são palavras constantes;
  • Didático;
  • O jogo é composto por vários níveis, o que faz com que a criança tenha uma maior motivação. 
As desvantagens são:
  • A necessidade de ter acesso à internet, para a exploração do jogo;
  • A explicação da regra é muito grande, logo as crianças não vão estar a lê-la.

Referências Bibliográficas:

  • Comunidade, M. (17 de Agosto de 2012). Especialistas avaliam a importância dos jogos na educação. Obtido em Dezembro de 2014, de Mais Comunidade: http://www.maiscomunidade.com/conteudo/2008-05-19/brasilia/141383/ESPECIALISTAS-AVALIAM-A-IMPORTANCIA-DOS-JOGOS-NA-EDUCACAO.pnhtml



O Blog e a sua função Educativa


O que é um Blogger?

Segundo a autora Clara Pereira Coutinho, um blog pode ser considerado como uma ferramenta tecnológica  que possibilita o acesso à informação e, se for corretamente explorado, pode desempenhar um papel bastante considerável na comunicação e na partilha de informação. Este sistema pode ainda possibilitar o armazenamento barato de enorme volume de informação em formato digital bem como no acesso personalizado e restrito. Porém o autor João Batista Bottentuit Junior, refere que o uso de blogues ajuda-nos a comunicarmos de forma direta e real com todo o mundo. Por aí se pode passar informações, ideias, e produtos com rapidez e facilidade. Para o autor Bento Duarte da Silva o blog ajuda a contribuir para uma lógica mais interativa na pesquisa e em atividades pedagógicas.


Que utilização educativa se fazem nos Blogues?

Perante o olhar da autora Clara Pereira Coutinho, o objetivo dos blogues é publicar algo online utilizando uma ou várias ferramentas da Web 2.0, para serem exploradas do ponto de vista pedagógico e didático. Para o autor João Batista Bottentuit Junior, um blogue de contexto educativo pode ser uma ferramenta importante onde pode ser promovida situações de aprendizagem com recurso à Web. A utilização de WebQuest, assim como de um blogue e de um podcast, incentiva para a realização de tarefas propostas na WebQuest, onde se descreve o estudo efetuado e reflete-se sobre os resultados obtidos. Para o autor Bento Duarte da Silva, a escola está cada vez mais a par da importância das novas tecnologias no contexto de sala de aula, que se pode verificar no fato de existirem computadores com acesso à Internet em todas as escolas. O autor constatou que o uso de blogues como interface cognitiva, integra-se numa perspetiva construtivista da aprendizagem, onde apresenta várias potencialidades no processo de ensino/aprendizagem, contribuindo assim para uma aprendizagem significativa.