quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Reflexão Final



            Esta unidade curricular de Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação superou as minhas expetativas. Confesso que apesar de ser jovem não sou muito dada a novas tecnologias, e assim não sou muito apta para trabalhar com certos programas. Mas à medida que os desafios propostos pelos professores foram aparecendo, a curiosidade aumentou e o desejo de conhecer e aprender algo novo, superou qualquer dificuldade técnica. Criar o blog foi uma atividade que me satisfez bastante pois nunca tinha criado nenhum. Agora reconheço que não é complicação nenhuma e que é super fácil trabalhar nele e mudar o visual estético do mesmo ao nosso gosto.
            A concretização das atividades propostas, tanto por mim como pela minha colega, foram realizadas consoante o que era pedido. Contudo sentimos algumas dificuldades. A realização do Jclic foi, para mim, a mais desafiante pois é um programa do qual nem conhecimento tinha e que não sabia do que se tratava. No entanto, realizámos os jogos e apesar de poder estar melhor executado, fizémo-lo da melhor maneira possível com o que conseguimos e com o que o jogo permitia. Além do Jclic fiquei a conhecer outros programas como o Wordle e o Podcast sobre os quais não tinha conhecimento. O Photostory já tinha ouvido falar mas só com a realização da atvidade fiquei a conhecê-lo melhor e achei divertido o fato de sermos nós a realizar a estória e a produzir o vídeo em si.
            Ter conhecimento destes programas, não só me enriqueceu a nível pessoal, como também a nível profissional. As reflexões pedidas pelo professor em aula teórica permitiu-nos desenvolver as nossas opiniões e pontos de vista sobre diferentes assuntos o que é sempre uma mais valia para quem estuda para professor, desenvolver opinião e justificá-la. Todas as atividades que realizámos em aula prática podem e devem ser feitas com crianças. Permitir às crianças que participem neste tipo de atividades, só intrigará e cativará as crianças a querer saber mais ou sobre o jogo ou sobre do que se trata o jogo e o que podem fazer e explorar. Assim as crianças ficarão mais curiosas e interessadas e receptivas a trabalhar com as TIC em sala de aula.
            O mais interessante desta unidade curricular é o fato de juntar duas vertentes, a Língua Portuguesa e as TIC. Todas as atividades realizadas incluíam ambas e complementavam-se pois permite uma maneira diferente de aprendizagem. E assim aprender a Língua Portuguesa torna-se mais interessante com as TIC, e vice versa.

            Por fim, penso que foi um blog coeso e tratado com respeito sobre as atividades e o que se esperava delas e considero que foi um bom trabalho e apreciei bastante fazê-lo.


Autora: Marta Lourenço

Reflexão Final

No âmbito da Unidade Curricular de Língua Portuguesa e as Tecnologias de Informação e Comunicação, foi proposta a realização de uma reflexão final sobre esta, para podermos refletir sobre toda a UC. É uma UC bastante produtiva e interessante. Pois aborda em conjunto a Língua Portuguesa com as TIC, e estas são cada vez mais utilizadas tanto por adultos como por crianças A UC era dividida em duas aulas por semana, uma delas mais teórica e a outra prática, onde colocávamos os conhecimentos obtidos das aulas teóricas em atividades lúdicas, através das TICs.

Apesar de ter poucos conhecimentos informáticos, esta uc superou as minhas expetativas, pois realizei projetos que não sabia que iria conseguir alcança-los, como a realização de um vídeo, a partir do Photostory e os jogos através do Jclic. Estes trabalhos foram aqueles que achei mais pertinentes para o meu futuro profissional e aqueles que foram mais difíceis de construir, principalmente o Jclic, porque era muito complexa e limitado. Na minha opinião estes projetos são muito didáticos e enriquecedores para as crianças, por isso foram uma mais valia, porque a nível profissional, um dia poderei usar estas ferramentas para trabalhar com as crianças, pois estas apreciam muito mais este tipo de atividades, em vez de uma ficha em papel. Através desta uc também conheci novos programas que não sabia da sua existência e que são importantes para mim enquanto futura educadora. Pois são programas bastantes inovadores e enriquecedores para a aprendizagem das crianças. 

Com isto concluo, que esta UC foi muito importante para mim, pois não tinha muitos conhecimentos sobre estes tipos de programas que tornam as aulas mais interessantes. 

Autora: Cristiana Oliveira

sábado, 10 de janeiro de 2015

Photostory

Na unidade Curricular de Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação, foi-nos proposta a realização de uma atividade com o Photostory. No qual tivemos de concluir uma história, realizamos uma guião da história para realizarmos o video e por fim fizemos um filme da história.

As imagens que se encontram ao longo do filme, foram realizadas por crianças entre os 6 e os 10 anos, depois de terem ouvido a estória.

Em Anexo podemos encontrar a estória "O Atraso do Pai Natal", o guião e o filme.