quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Reflexão - Jogos Educativos


Depois de termos explorado o jogo educativo que escolhemos, tivemos que realizar uma reflexão sobre o mesmo a partir de alguns textos referidos pela docente. Depois de concluída esta atividade publicámo-la no ISSUU.

4 comentários:

  1. Concordamos com o facto de a tecnologia ser muito importante para a aprendizagem das crianças, no entanto devemos perceber qual o tipo de “aprendizagem” que os denominados jogos educativos podem proporcionar.
    Existem jogos educativos do tipo pergunta/resposta, acabando a criança por ser tratada como uma máquina automatizada, além de que as perguntas se tornam repetitivas. Apesar disto, podem ser jogos muito apelativos para a criança, devido à sua parte gráfica e efeitos sonoros, o que pode ser considerado uma estimulação da aprendizagem, mas até que ponto é que será uma aprendizagem, quando é o próprio computador a comandar a criança?
    O objetivo do “Jogo das palavras” é a criança acertar na grafia correta entre duas palavras, uma escrita corretamente e a outra com um erro de grafia. Achamos que apesar de ser um jogo do tipo pergunta/resposta, não é repetitivo, dado que geralmente o conjunto de palavras não se repete. Além disso a criança passa para o nível seguinte, quando acerta todas as palavras corretas, o que acaba por ser estimulante. Existe sempre um feedback positivo ou negativo, e possui sempre uma regra e a sua explicação, em cada escolha de palavras, o que é bom para desenvolver a aprendizagem. No entanto, também achamos que as explicações são demasiado longas para a criança, que provavelmente se preocupa mais em acertar na palavra correta, para passar de nível do que em ler as regras e as suas explicações. Porém, se o jogo for realizado em sala de aula, em grande grupo, com o apoio do professor, este poderá promover uma aprendizagem direcionada, aproveitando as explicações de cada regra inerente a um conjunto de palavras.
    Concluindo é um jogo com algumas vantagens, em relação aos denominados jogos do tipo pergunta/resposta, no entanto, a gramática não se aprende com perguntas e respostas. Atualmente, existem alguns produtores de software educativo que se preocupam em estimular a aprendizagem das crianças através do desenvolvimento das suas capacidades de investigação, da resolução de problemas e da própria imaginação criativa das crianças.


    As autoras do blogue “Letras Interativas”, disponível em: http://letrasinterativasdaanaevanessa.blogspot.pt/.
    Ana Mota e Vanessa Caeiro

    ResponderEliminar
  2. Achámos muito interessante e pertinente a escolha do jogo das palavras, uma vez que permite que o público em questão trabalhe as regras da grafia de forma mais didáctica.
    Como é referido na reflexão, através destes jogos interactivos as crianças ganham interesse sobre o conteúdo envolvido no jogo e procuram saber mais, tentando que atinjam sempre a pontuação máxima ou neste caso, o nível máximo.
    Este jogo é particularmente interessante, uma vez que caso a criança erre na sua resposta este dá a resposta correta, mostrando uma breve explicação acerca da mesma. Caso a resposta esteja correta, o mesmo felicita a criança e não deixa de dar uma explicação, o que faz com que a criança se sinta motivada e empenhada ao trabalhar com o jogo. Ou seja, a existência de um feedback, quer este seja positivo ou negativo, é muito importante para o público-alvo.
    Apesar de todos os aspectos positivos que encontrámos ao explorar o jogo, notámos também a existência de algumas desvantagens, nomeadamente na explicação que é dada a criança acerca de cada resposta que esta dá. Explicações grandes e muito elaboradas faz com que a criança não preste muita atenção e não perceba o que lhe está a ser explicado.
    Por fim, este é um jogo com vários aspectos positivos, começando pelo tema em questão, a gramática. É uma mais-valia para a criança ter contacto com estes jogos gramaticais, embora a gramática não se aprenda neste tipo de jogos interactivos e lúdicos que encontramos na Internet.

    Ana Raquel Ganhão e Flávia Correia

    ResponderEliminar
  3. Caras alunas,
    Não consigo ler a vossa reflexão porque a colocaram aqui como imagem em vez de embutirem o endereço frnecido pelo ISSUU.
    Cumprimentos
    MRR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Professora, já embutimos o endereço fornecido pelo ISSUU.
      Obrigada

      Eliminar