quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Wordle

O Wordle é uma ferramenta online que permite criar uma nuvem de palavras. Estas palavras, são aquelas que aparecem com maior frequência no texto selecionado. Existem vários tipos de nuvens, com diferentes tipo de letras e cores. Esta ferramenta tem algumas vantagens, pois é de fácil acesso na internet e não é preciso fazer download, e é muito fácil de utiliza-lo. A partir do Wordle é possitvel a realização de cartazes, autocolantes, ente outras. Apesar de estar disponível apenas em Inglês, é possivel utilizar textos de diferentes línguas. O Wordle pode ser utilizado nas próprias aulas, de modo a realizar algumas atividades com os alunos. 


Os Três Porquinhos



domingo, 19 de outubro de 2014

Atividade 1 - Reflexão Individual


Reflexão Individual - Cristiana Oliveira

      As Tecnologias Informação e Comunicação, nos dias de hoje têm um papel muito importante para tudo o que nos rodeia, o que tem um papel positivo mas por outro lado também pode trazer alguns aspetos negativos.  Foram As TIC afectaram o ensino, através de algumas mudanças, o que inovou o ensino e a sua qualidade. Estas mudanças, fortaleceram o desenvolvimento global e social, de maneira a diminuir as diferenças existentes tanto no ensino, como entre diversos povos. A maior parte das crianças e adolescentes têm um maior rendimento de aprendizagem desde que as TIC entraram na sala de aula, pois com estas os alunos tornam-se mais motivados. Com as novas tecnologias as crianças podem aprender através de um computador em vez de estarem a ver um livro, que não lhes motiva. Através da internet os alunos obtêm jogos didáticos e com eles as crianças têm um maior gosto em aprender. As TIC tornaram as aulas mais interactivas e dinâmicas, com o uso da plataforma moodle, principalmente, no Ensino Secundário e Superior, onde podem ter acesso a documentos a longa distancia, através da internet, o uso de quadros interativos e da internet, faz com que os alunos se interessem mais pelo próprio conteúdo. Tal como refere Figueiredo (2009), “Há já muitos anos que alguns pais (…) em estabelecimentos paralelos às escolas oficiais, onde garantem - e em muitos casos certificam - a sua competência em línguas, música, dança, informática ou desportos. No entanto, a eclosão dos novos media, (…) prefiguram um cenário explosivo de oportunidades de auto-educação e de educação à distância, não só na idade escolar mas ao longo de toda a vida (…).“
     
     No ensino básico, os conteúdos da disciplina de Língua Portuguesa podem ser aprendidos no computador, através do Word. Neste programa os alunos podem escrever textos, podem aprender os sinais de pontuação, o uso dos parágrafos, adquirem o conhecimento de alguns sinónimos de palavras, pois o programa também disponibiliza esta ferramenta de aprendizagem. Através da produção escrita, se o aluno cometer algum erro ortográfico automaticamente, este programa refere que a palavra está mal escrita. Assim ao mesmo tempo estão aprender alguns conteúdos da língua portuguesa e do próprio programa do computador. Enquanto à aprendizagem das TIC, estas adquirem o poder de controlar o rato, a colocação de sinais de pontuação e acentos através do teclado.  

     Porém as TIC não trouxeram apenas vantagens, pois existe alguns problemas relativos às TIC. Segundo Paz (2008), nem todas as tecnologias referentes à aprendizagem são favoráveis, e que algumas “velhas” habilitações são necessárias para a aprendizagem, algo que a internet é incapaz de realizar, como por exemplo reflectir, interpretar informações. Por isto é muito importante que os professores antes de leccionarem as aulas, que também reflictam sobre estas questões e que tenham a certeza que os sites da internet são favoráveis para a aprendizagem dos seus alunos.
 
      Com isto conclui que as Tecnologias de Informação e Comunicação, tanto têm aspetos positivos e negativos, assim é importante que os professores, usem as tecnologias e que também usufruam da aprendizagem mais “velha”, pois é muito importante que um aluno consiga reflectir sobre um tema. Segundo Figueiredo (2000) “O maior desafio dos novos media é, em nossa opinião, o de construir comunidades ricas em contexto, onde a aprendizagem individual e colectiva se constrói e onde os aprendentes assumem a responsabilidade, não só da construção dos seus próprios saberes, mas também da construção de espaços de pertença onde a aprendizagem colectiva tem lugar.” 


Autora: Cristiana Oliveira


Referências Bibliográficas:

•  Botelho, F. (2005). Globalização e cidadania: reflexões soltas
•  Botelho, F. (2006). Textos e literacias …
  Dias de Figueiredo, A. (2000). Novos Media e Nova Aprendizagem
  Fidalgo, P. (2009). O Ensino e as Tecnologias da Informação e Comunicação
Paz, J. (2008). Educação e Novas Tecnologias 


Reflexão Individual - Marta Lourenço


     As TIC, tecnologias da informação e comunicação podem ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos que proporcionam um novo modo de comunicação. É graças aos seus avanços tecnológicos que hoje em dia, são utilizadas em setores como a indústria, comércio, investimento e na educação, pricipalmente através da internet e dos aparelhos eletrónicos como os computadores, tablets, telemóveis, televisões, entre outros.

        No que diz respeito ao processo ensino-aprendizagem do português, as TIC podem ser utilizadas por várias vias tecnológicas. Pesquisas via internet, jogos interativos, programas com processador de texto (como o word e o powerpoint), dicionários on-line, e-mail, blogues, plataformas como o moodle, etc. Segundo Fidalgo (2009), “(…) as TIC proporcionam uma maior variedade de estratégias de leccionação e envolvem os discentes num processo que já não se quer de aprendizagem passiva mas antes construtiva. O aluno é assim encarado com co-produtor do processo de ensino numa interação que se cetra sobretudo na construção individual do conhecimento.”

         A meu ver, as TIC podem ser vistas como potencializadoras dos processos de ensino, tendo a possibilidade de desenvolver uma maior capacidade de aprendizagem e comunicação. O uso das TIC aumenta os conhecimentos e as competências e a interação com programas antes descohecidos para os seus utilizadores. Além disso, as TIC representam um avanço na educação à distância. Isto é, a criação de ambientes virtuais de aprendizagem, permite aos alunos a possibilidade de se relacionar, trocando informações e experiências. Para os professores, também pode ser uma vantagem. Eles têm a possibilidade de realizar trabalhos de grupo, debates, entre outras atividades para os alunos, onde a aprendizagem se tornará mais significativa, tornando a aula mais iteressante do ponto de vistas dos alunos. Porém, para Fidalgo (2009), “(…) cabe aos docentes gerirem a utilização das TIC com alunos que apresentam competências muito distintas na utilização dessas mesmas tecnologias. (…) O entusiasmo que esperamos por parte dos discentes nem sempre se verifica e com alguma frequência os recursos ás novas tecnologias constitui um obstáculo nem sempre de fácil superação.”

     Para Figueiredo (2000), “(…) em educação e aprendizagem, propõem-se recuperar no espaço virtual (…) promovendo a distribuição ("delivery") de "conteúdos" educativos, (…) desta vez através da Internet e da Web, para a cabeça dos aprendentes. Insiste-se, assim, nos "conteúdos" sem reconhecer que eles só fazem sentido se explorados em "contextos" de interacção e actividade que têm que ser criteriosamente concebidos.” O professor tem a oportunidade de lançar diferentes conteúdos tecnológicos, onde os alunos poderão desfrutar de uma aula diferente e educativa no ponto de vista virtual, onde fará atividades diferentes das que faria numa sala de aulas sem aparelhos tecnológica.

   A utilização das TIC em sala de aula tem tanto vantagens como desvantagens. Uma das grandes vantagens é o uso do processador de texto, nomeadamete no word, onde os alunos podem aprender ou usar, de maneira mais fácil e eficaz, escrevendo textos ou fazendo exercícios. Aí eles terão a ajuda constante do processaor de texto, que lhes indica sempre se colocaram mal um acento ou se escreveram mal uma palavra.


      Quanto às desvantagens, Paz (2008) defende que “ (…) nem todas as novas práticas de (auto -) aprendizagem a partir das novas tecnologias são (…) boas. Há «velhas» competências que fazem muita falta (…) como a capacidade de interpretar, e refletir sobre, a informação.” Ou seja, alguns alunos podem usar as TIC como meio de utilização para fazer feitos copiados e não reumi-los, não fazendo o trabalho por si mesmo.

   Disto isto, os professores têm de estar atentos a estas vantagens e desvantagens em ordem de terem alunos de sucesso que saibam utilizar as TIC como um meio de aprendizagem utilizável e que traz vantagens e um novo tipo de ensino, mais didático e apelativo. 


Autora: Marta Lourenço

Referências Bibliográficas:
  • Fidalgo, P. (2009). O Ensino e as Tecnologias da Informação e Comunicação
  • Paz, J. (2008). Educação e Novas Tecnologias 
  • Dias de Figueiredo, A. (2000). Novos Media e Nova Aprendizagem


quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Reflexão - Jogos Educativos


Depois de termos explorado o jogo educativo que escolhemos, tivemos que realizar uma reflexão sobre o mesmo a partir de alguns textos referidos pela docente. Depois de concluída esta atividade publicámo-la no ISSUU.